O MPS.BR - Melhoria de Processos do Software Brasileiro é uma avaliação de qualidade das empresas de Tecnologia da Informação que nasceu no Brasil em 2002, baseada no Capability Maturity Model Integration (CMMI), modelo de referência mundial em diversos setores do mercado.
A Syspec será avaliada em nível E do modelo de qualidade de software MPS.BR, e a primeira avaliação acontece agora em julho, de 11 a 13. Para a obtenção deste certificado, a Syspec precisou melhorar e manter as áreas de processos anteriormente conquistadas nos níveis G e F do modelo: Gerência de projetos, Gerência de requisitos, Gerência de configuração, Garantia da qualidade e Medição.
Segundo Denise Gomes, analista de documentação sênior da Syspec, durante um ano e meio a empresa se preparou para receber esse certificado. “Estamos trabalhando continuamente para a institucionalização de áreas de processos organizacionais: Gerência de reutilização, Gerência de recursos humanos, Gestão de conhecimento, Definição do processo organizacional e Avaliação do processo organizacional”, conta.
Denise comenta que a implementação de processos a partir do modelo MPS.BR, permitiu a empresa crescimento cultural e melhoria na produtividade. “O produto desenvolvido pela Syspec passou a ser melhor entendido, gerenciado e controlado. As necessidades, hoje, são melhor documentadas, possibilitando soluções mais assertivas e o conhecimento passou a ser mais disseminado. Além disso, possibilitou a tomada de decisões a partir de medidas e a visualização da evolução profissional dos colaboradores”, finaliza.
O MPS.br valoriza as empresas certificadas, fornecendo subsídios que tornem os processos de desenvolvimento e produção mais qualificados para os mercados interno e externo.